terça-feira, 31 de março de 2009

ESTRATÉGIA 1 / FESTA / JOVENS URBANOS

UsTopPop. A Festa:

A proposta é fazermos uma festa "Calzone" para o relançamento da marca US TOP.Faríamos uma ação de mkt com a festa carioca Calzone, que é bem hype na cidade e tem um estilo divertido, alternativo e meio retrô que pode ser associado à marca.

A festa Calzone é composta por um grupo de amigos DJs atuantes nos mercados de publicidade, moda, fotografia, direção de arte, marketing e eventos que se juntaram para fazer uma festinha ‘só para amigos’, depois ‘amigos dos amigos’ e hoje é uma das mais concorridas e esperadas festas do Rio de Janeiro.

Temática e intinerante, a Calzone reúne em cada encontro jovens loucos por diversão com música de qualidade inquestionável e bons amigos. Atingem um público descolado e formador de opinião.

A Calzone é um produto da Tecla Music, vale uma espiada no blog http://teclamusic.blogspot.com/ e no site http://teclamusic.com

Alguns flyers da Calzone:



TEMA:

Usando o princípio temático da festa, a proposta é fazer uma ação com os produtos US TOP nos convidados.
O tema da festa seria o Jeans, produto do nosso cliente. Os convidados estariam usando alguma peça US TOP – calça, short, jaqueta, etc.

PÚBLICO:
Personalidades divertidas, estilosas, do mundo da moda, música, esporte, por exemplo, poderiam estar na lista de convidados.

Numa ação como esta que tem como base pessoas reais como ‘modelos’, deve-se levar em consideração o que isso significa em relação a uso de imagem. Todas as pessoas envolvidas na festa estarão sujeitas a serem fotografadas ou filmadas para a campanha, o que deve ser previamente autorizado. Uma opção de autorização prévia é ter no convite um Termo de Autorização de Uso de Imagem.

Havendo a necessidade de se pagar cachê, pode ser feito uma proposta de reverter o cachê em mudas a serem plantadas pelo cliente em conjunto com alguma ONG.

CONVITE:
Os convidados receberiam calças/jaquetas US TOP para vestirem na festa em que, cada um com seu estilo, seriam fotografados para a campanha.

Ao ser feito o r.s.v.p, o convidado deverá informar o seu tamanho para que seja providenciado o produto que ele deverá usar na festa.


CAMPANHA:

As fotos da campanha seriam feitas durante a festa por fotógrafos do universo street, dando um look camera digital point and shoot, proporcionando realismo e reforçando a estética da campanha – diversão e realidade.

Outra idéia seria termos pessoas "reais", conhecidas na internet por seus blogs e fotologs com fotos em festas e nas ruas, como divulgadoras da marca.

- Uma referência forte para a estética "festa" (party culture) + fotos de pessoas reais e life style é o site do fotógrafo californiano Mark Hunter, http://www.thecobrasnake.com/partyphotos.html
Seu estilo de fotografia, com uma luz bem pontual em cima dos personagens curtindo as festas poderia ser o estilo de foto de nossa campanha e, talvez, o próprio Mark Hunter ser nosso fotógrafo.

Nas fotos, Cory Kennedy. Ela é o "case" de sucesso dele, it girl da internet e personalidade
fashion do estilo "party culture".
























Outros links de fotos de festas:
www.dirtydirtydancing.com
www.lastnightsparty.com

Sobre Mark Hunter:

The cool hunter sobre ele:
"In a few short months, out of nowhere, this a 20-year-old, bearded and hairy man is becoming a new star of cool, primarily in the USA. In addition to his talent to capture amazing White Trash instants, as he says himself, he is a marketing genius. Mark Hunter, aka the Cobrasnake, has a distinct character and a homeless runner look that both contribute to his emergence as a very fashionable brand. Besides, he has already shot the likes of Paris and Nicky Hilton, Terry Richardson, Beck, Johnny Knoxville, Andre3000,... Hunter has a column in the LA Weekly, a book deal, and reportedly the producers from The Real World and The Simple Life have shown interest in a reality show. Put some buzz in your next party, invite him."

VIDEOS:
Os videos seriam feitos também por pessoas no universo street, com suas cameras digitais.
Os modelos seriam os próprios convidados.
O make-up seriam feito pelas próprias convidadas que se arrumariam normalmente, tudo muito natural, como já fazem mesmo.


DIVULGAÇÃO:
Para a divulgação, pensamos em fazer um Blog da campanha onde seriam postadas as fotos e os videos. Youtube, Fotologs, Flickr são alguns veículos ponderados para divulgação da campanha. Alguns produtos como postais (Mika) e Wallpaper são possibilidades que atendem ao público jovem, são eficientes e com custo baixo.


Levado em consideração o clima retrô, uma vez que estamos falando de uma marca dos anos 70, e aproveitando o gancho da utilização das campanhas anteriores do cliente, pensamos no desenvolvimento de cadernos onde a capa seria um foto da campanha. Tendo como referência os cadernos feitos nos anos 80-90 pela Tilibra onde eram sempre jovens com seus carros ou motos. A idéia é adaptar para a nova realidade.


Trazendo nosso cliente mais ainda para os dias atuais, tanto os cadernos como os postais e convites seriam desenvolvidos com papel reciclado.


SOM DA FESTA:

US TOP Disco Dance

Independente da linha de campanha escolhida, há que se pensar a trilha sonora da marca. Parece que em 79 já haviam pensado nisso! No blog 70disconights encontra-se o que seria o
US TOP Disco Dance:

01. Sister Sledge - We are family
02. Joy Fleming - The final thing
03. Pointer Sisters - Happiness
04. Gino Soccio - Dancer
05. The Trammps - Soul bones
06. Narada Michael Walden - I don't want nobody Else
07. Flayng Brothers - The flying sequence
O set list atual da US TOP poderia ser feito pelos djs da festa Calzone, seguindo o estilo de música da festa.

Um ótimo exemplo:

Adidas Party

http://www.adidas.com/br/homepage.asp

Eles convidam para uma festa que vai desbancar todas as outras. "Do estilo esportivo à moda urbana, vestimos o mundo com as três listras".

O trabalho é incrível, as fotos, os vídeos, as festas, tudo muito divertido e também parecido com o que imaginamos para a US TOP.





























O ambiente é de uma festa em casa (house party), em que os convidados celebram o espírito da Adidas e a originalidade. Entre eles estão o jogador de futebol David Beckham, a cantora Katy Perry, o jogador de basquete Kevin Garnett, a rapper Missy Elliott, o skatista Mark Gonzales, a banda The Ting Tings....


A ótima música de fundo é a “Beggin”, de Frankie Valli & The Four Seasons (Pilooski Re-edit).



Eles também fizeram uma "paint party" com a banda The Ting Tings, todos vestidos de Adidas em branco total com uma grande guerra de tintas coloridas. O efeito é lindo e os vídeos acabam se espalhando como virais. O legal dessa campanha é que há uma dúzia de vídeos, uns mais elaborados, outros caseiros, com grande potencial de se espalhar espontaneamente.














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